sábado, 26 de junho de 2010

A insônia de Carlos

6:30 da manhã, debruçado na janela, olhava as pessoas passando apressadas pela rua enquanto acendia um cigarro. Levo três dias sem dormir e a insônia combinada com o trabalho me destrói mais que a nicotina.
Eu trabalho em uma loja de moveis antigos e outras tralhas usadas. Tenho que pegar um ônibus as 7:00 para abrir a loja as 8:00 e lá ficar até as 18:00. Não tem muito movimento então o que eu mais faço é tirar o pó das coisas que sempre ficam empilhadas aos montes.
Olhando toda essa gente que passa por aqui, penso em como o ser humano é curioso. Muitos extraindo prazer do consumo, com seus carros do ano, e suas roupas importadas e do outro lado um grupo praticamente invisível que parece figurar como a plateia de um desfile escroto regado a luxo, fumando pedra e pedindo dinheiro e cigarro para os asquerosos que passam obcecados pelo trabalho, saltando por cima das pernas dos chapados. Me custa entender qual a graça que há nisso tudo, no consumo desenfreado e na busca por dinheiro como se esses malditos pedaços de papel fossem realmente a felicidade. Não sei mas as vezes me sinto só e perdido nesse mundo que ao meu ver, esta em ruinas.
no ponto de ónibus, ouço o seguinte dialogo entre dois garotos que aparentavam ter, sei la, seus 17 anos e provavelmente estavam indo pra escola:

- Po, adivinha! Meu pai comprou mais um carro ontem, falou que esse é pra mim! - disse o mais baixo e gordo, provavelmente de tanto comer mac donalds - O melhor disso que é que as gurias adoram os guris que tem carro! Concluiu eufórico.
O outro meio triste e sem jeito, tentando disfarçar respondeu
- Legal... Meu pai vendeu nosso carro pra pagar o aluguel, quase fomos despejados esse mês...
- Porra, e quando você vai pagar os 10 reais que te emprestei?
- Eu vou pagar, Bruno, vou pagar...

3 comentários:

  1. mt, mt legal o texto!
    As desigualdades são grandes,mas qual dos lados estará com a razão?...

    ResponderExcluir
  2. '..Não sei mas as vezes me sinto só e perdido nesse mundo que ao meu ver, esta em ruinas..'
    Grande frase!

    ResponderExcluir