sábado, 28 de agosto de 2010

Pedro tinha dinheiro

- Volta pro jantar, amor? Perguntou a mulher, encostada no batente da porta.
Pedro, como de costume, estava atrasado demais para se despedir da esposa, entrou no carro e arrancou garagem a fora. Naquela manhã, as lágrimas de cansaço e arrependimento da mulher, escorreram pelas curvas do rosto corado de sol e terminaram por descansar em seus lábios, mais uma vez. Todo dia era a mesma historia, ela sentava no sofá e começava a lembrar da sua juventude, tempo bom e atirado no lixo quando conheceu o Pedro e largou a faculdade para morar com ele.
O filho também sentia falta da presença do pai em casa, nas reuniões escolares, no dia dos pais. A forma que Pedro arrumou para preencher o espaço dele, foi dinheiro. Sempre dava dinheiro para o menino se entupir com porcarias todos os dias, assim acabou obeso e continuou sem pai nenhum.
Pedro era ausente com a mulher, com o filho, com os amigos, com os animais, com os pobres, com a vida. Só não era ausente com o trabalho, a lavagem de dinheiro e com todos aqueles colegas da empresa que mais pareciam abutres esfomeados por malditos papéizinhos coloridos e é claro, também não era ausente com as putas.
Morreu aos 76, com tanto dinheiro que as notas pareciam sair por sua boca, suas orelhas. Mas perdeu a mulher, o filho, os amigos de verdade... Dizem por ai que enlouqueceu, sozinho, em sua mansão e a morte veio de tanto desgosto que acumulou de si mesmo.

3 comentários:

  1. É! O que o pobre rico Pedro (e outros tantos joãos, marcos, rogérios...) não sabia é que as coisas de mais valor que podemos (e devemos) acumular nessa vida (amor, carinho, respeito, amizade...) não se compra e não se vende! Se conquista e se doa ;o) Brilhante e lúcido texto!

    ResponderExcluir
  2. tem gente que é tão pobre, mas tão pobre que só tem dinheiro.

    ResponderExcluir
  3. foda seu texto..
    algumas pessoas, se tiverem os ossos preenchidos por notas e o caixão revestido por moedas, morrerão felizes; não importa se sua existência foi solitária, egoísta ou fria. e é assim que as coisas são.

    muito bom seu blog

    ResponderExcluir